Logo Sinmed

Artigos

22/08/14

A SOBERBA VERSUS A HUMILDADE

Por Francisco Fábio de A. Batista - Diretor do Sinmed RN

O meu dia a dia como cidadāo comum e como profissional da saúde que tem como meta zelar pela saúde e bem estar tanto de si próprio como dos outros, não deixa de ser uma tarefa além de árdua mas ainda ,um exercicio de superação e experiências. Desde a minha época de estudante que admiro aqueles médicos plantonistas ou mesmo professores de medicina que se destacavam entre a estudantada pela simplicidade e postura altruista e de doação como servidor publico e "zelador da vida Humana". No meio em que Vivo e lido , junto a minha propria classe profissional(classe Medica )e óbvio como em outras, ha aqueles que são orgulhosos pela conhecimento que adquiriram ou por se acharem auto suficientes, diferenciados, assumindo assim um tom arrogante ou soberbo.

Não podemos esquecer que essa vaidade e soberba também pode povoar além dos hospitals, os tribunais de justiça e corredores de multinacionais ou até mesmo em um ambiente totalmente "clean e light" como uma academia de musculação; Quantos e Quantas clientes das academias de musculação se acham a própria "Bala que matou Bin Laden" pelo simples fato de ter um corpo "sarado " os fazendo crê que são imortais ou que aquele corpo bem delineado os mantêm imunes à ação do tempo? Quantos se acham "o fodão"(termo que traduz desprezo por todos ou auto confiança excessiva, lembrado por uma amiga, recentemente) porque têm um bom emprego, uma profissão que lhes garanta um bom salário, Sâo "sarados" e por Isso esquecem que a soberba precede a ruina e o orgulho a queda (proverbios 16:18). Apos completar 25 anos de atividade , reconheço que somos tentados à ultrapassar os limites atras de fama, dinheiro ou simplismente de sexo (vejam o caso do dr Roger Abdelmassih).

Considerando que apesar da massificaçâo , ser a profissão de medico ( só ultrapassado pelos os que compōem o poder judiciario) bastante almejada e questionada. Pois bem, Já completei "bodas de ouro" no exercício da medicina, já vivi nesses anos todos complicadas e difíceis situações nas cidades do interior dos estados da Paraíba e do nosso Rio G. do Norte ; entanto o que ainda trago na mente porque me marcou bastante, foi quando na cidade de Equador R/N no final da década de oitenta, eu ainda um jovem médico fui chamado para consultar frei Damião que estava fazendo uma rápida passagem por aquela cidade ; ele tinha em uma das pernas um edema e um forte vermelhidão que entendi ser uma erisipela( ele ja tinha sofrido outros episódios anteriores) enfim, terminada a consulta ele me abençoou e disse :que o nosso senhor Jesus lhe dê humildade em abundância .

Eu me lembro da minha emoção pela presença tão próxima daquele mito para nós nordestinos, tão desprovido de qualquer sinal de luxo ou ostentação, com aquela roupa marrom que exalava cheiro de suor, eu sentia que os meus olhos choravam tanto pra fora como para dentro ( muitos anos após vi esse termo "chorar por dentro" feito pelo Pe. Antônio Vieira em seu Livro "os sermōes ") jamais esqueci os vinte minutos que permaneci em sua presença. Hoje após tanto tempo, vejo que realmente fui abençoado com a humildade de atos e pensamento no sentido de me conter para não agredir as pessoas com a ânsia louca de enriquecer ou com excessivo orgulho que Gera a soberba. Muitas vezes reconheço ser dificil cumpri o que o mestre mandou e quer de nós cristãos, mas Tento e admiro demais os que ainda mantem um "puro coração de criança", sempre procuro "as coisas do alto" gosto de ler a bíblia como também um "livrinho de bolso" que conheço faz tempo, chamado "Imitação de Cristo" escrito na idade média(sec. XV ) pelo padre Tomaz de Kempis. Observo que o rei Salomão foi muito Feliz ao deixar essa citação " em Provérbios " Livro do velho testamento : A soberba precede a ruína e o orgulho, a queda. Quantos profissionais (médicos , juizes, politicos,artistas,etc.) se encantaram com o galardão da fama e do poder e achando-se um "super star" , orgulhosos, Cairam e permanecem em desgraça até hoje.
 

PROBEM
Rua Apodi, 244 - Centro | Natal RN
Fone: 84 3222 0028 / 84 9911 0506
sinmed@sinmedrn.org.br